quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Pequeno dicionário amoroso

D - Duduca, substantivo masculino próprio. 1. Amigo imaginário do meu irmão.
O João Paulo passava longas horas sentado na escada do sobrado do bairro Assunção, à tarde, bem debaixo de um vitrô onde minha mãe deixava um vaso de violetas. Quando perguntado o que estava fazendo ali, estava invariavelmente conversando com o Duduca. Não sei sobre o que eles falavam. Nos desenhos do João Paulo, o Duduca era algo aproximado a uma bolinha, cheia de pernas. Um dia, com todo mundo já embarcado no carro, de mala e cuia prontas para a viagem de férias para Bertioga, o João Paulo fez todo mundo descer do carro para ele buscar o Duduca, que ele tinha esquecido.

Passou um tempo e o João Paulo parou de passar suas horas vespertinas no degrau da escada. Minha mãe perguntou onde estava o Duduca e o João Paulo respondeu: "foi pra Bahia".

E assim acabou a amizade deles.

E - escrivaninha, substantivo feminino. 1. mesa em que se escreve. 2. mesa de escritórios, com gavetas e escaninhos.
Eu não ligava de fazer a lição de casa, com seus arme e efetues e composições, na mesa de fórmica da cozinha mesmo. Mas minha mãe resolveu redecorar o sobrado do bairro Assunção numa época em que viviam lá muitas pessoas, então trocou os móveis do meu quarto por um beliche, um guarda-roupa novo e uma escrivaninha. Padrão cerejeira. Eu me apaixonei de pronto e enchia suas gavetinhas menores com itens do Museuzinho e nomes inventados escritos em tirinhas de papel. A gaveta maior guardava cadernos de desenho preenchidos com mãos e mapas imaginários, folhas de sulfite, composições antigas, pastas de papel de carta e recortes de jornal e papéis avulsos em geral. E seu fundo invariavelmente cedia, pesado demais para comportar minha vida e minha desorganização. E minha mãe brigava e me mandava arrumar.

Ah, eu também fazia lição nela.

F - Flicts, substantivo próprio. 1. certa cor.
Eu chorava toda vez em que lia Flicts.